10 modelos de títulos criativos para usar em seus conteúdos

Tempo de leitura: 7 minutos

Títulos criativos e atrativos são tão importantes quanto escrever conteúdos de qualidade. Aquelas palavras que você escolheu para encabeçarem o seu texto decidirão quem vai ou não ler o que você escreveu. É exatamente nesse ponto que muitos blogs andam levando rasteiras e são deixados para trás.
Com este post vamos tentar ajudar e muito a reverter esse cenário.

Eu quero compartilhar com você não apenas alguns modelos de títulos que eu tenho testado e utilizado com sucesso, mas eu também quero te mostrar como pequenas falhas de comunicação podem comprometer toda a estrutura da sua mensagem.

Quando você está rolando o seu feed de notícias do Facebook, provavelmente não clica em tudo o que vê, seu cérebro filtra aquela enxurrada de informações e você clica em algo que realmente chame a sua atenção e que de alguma forma te entregue algum valor, mesmo que seja apenas matar a sua curiosidade.

Seja criativo, mostre que você vale a pena…

Para chegar até aqui e ler as linhas que eu escrevo nesse momento você levou uma fração de segundos para ler o título e perceber que esse conteúdo te interessa.  Você clicou, talvez você tenha rolado até o fim para ver o tamanho do meu conteúdo, como ele foi estruturado e se ele vale o seu tempo.

A questão principal é que você só está aqui porque o título desse conteúdo te chamou atenção. A primeira lição que eu quero que você aprenda é que não é porque você dedicou horas do seu tempo escrevendo um bom conteúdo que as pessoas vão correr para ler.

Se o seu conteúdo é bom de verdade, comece demonstrando isso no título, em vez de se preocupar apenas com a palavra-chave, lembre-se de ser criativo, de despertar vontade no seu leitor, só assim você vai chamar a atenção dele.

Agora que você entendeu que o título não é apenas a cereja do bolo e sim a cobertura inteira, vamos aos modelos de conteúdo.

1. Como + benefícios

O termo  “Como” além de muito prático é com toda a certeza um campeão de buscas no  Google. Mas a grande sacada é não apenas utilizar o termo que as pessoas pesquisam, mas ir além, mostrando quais os benefícios que ela vai ter quando ler o seu conteúdo e aprender aquele como.

Se as pessoas pesquisam:

Como criar um currículo

Você não deve simplesmente usar esse termo para o seu título e ensinar a criar um currículo, você precisa ir além , apresentando os benefícios e criando outro impacto.

Exemplos:

  • Como criar um currículo campeão e conseguir o emprego dos seus sonhos
  • Como criar um currículo que se destaque em qualquer entrevista de emprego

 

2. Pergunta + questionamento

Esse tipo de título desperta  curiosidade no leitor porque questiona o conhecimento dele sobre algo.

Se você quer escrever um conteúdo sobre “estresse” e como ele pode afetar a saúde de qualquer individuo, em vez de usar a chamada:

10 sintomas comuns do estresse

Você deve usar:

  • Você reconhece os 10 principais sintomas do estresse?

E você? Reconhece?

3. X maneiras

O segredo desse tipo de título é mostrar que você é um especialista no assunto. Sem enrolação você precisa entregar as maneiras mais eficientes de fazer algo, vender algo, enfim, você precisa encurtar o caminho do leitor em uma estrada que você já conhece.

Exemplos:

  • 10 maneiras de criar títulos sem parecer chato
  • 10 maneiras diferentes de fazer arroz
  • 10 maneiras de superar o fim de um relacionamento

Você pode trocar o termo “maneiras” por outros sinônimos, vai funcionar também.

4. Apresente os fatos

É isso mesmo, apresente os fatos. Entregue a solução no seu conteúdo, além de despertar a curiosidade para os fatos  o seu público também ficará interessado na solução.

Exemplos:

  • 5 doenças hereditárias comuns
  • 3 países que qualquer pessoa pode conhecer

5. Identificação

Use esse tipo de conteúdo para se conectar ao seu público de uma forma que ele se identifique com o que você escreve.  Ser pessoal nesse tipo de pauta é fundamental, fale com o seu leitor como se você estivesse escrevendo exclusivamente para ele.

  • 9 tipos de empreendedores: Em qual grupo você está?
  • 15 desenhos antigos: Qual deles marcaram a sua infância?
  • 8 características de um verdadeiro líder: Quais delas você tem?

6. Como + números

Nessa categoria você vai usar o bom e velho como, só que em vez de utilizar os benefícios, como no modelo do título nº 1 deste artigo, você vai adicionar os números para potencializar o seu título.

Exemplos:

  • Como ter um dia extremamente produtivo seguindo 3 regras básicas
  • Como fazer atividade física sem comprometer o seu tempo: 4 maneiras eficientes

7. X razões para alguma coisa

Nesse tipo de pauta você deve criar uma lista de razões para alguma coisa. A ideia é mostrar para o leitor porque ele deve tomar alguma ação, como inciar uma atividade, comer algo, comprar algo.

 

Exemplos:

  • 50 razões que provam porque todo mundo deveria ir para a Disney ao menos 1 vez na vida
  • 10 motivos para inserir a Yoga como uma atividade semanal na sua rotina
  • 7 razões que apontam porque pessoas que tem insônia precisam fazer atividade física

 

8. O segredo para alguma coisa

Esse modelo de título parece ultrapassado, mas realmente funciona. A ideia de compartilhar algo secreto, algo que não é de conhecimento geral, desperta nas pessoas não apenas a curiosidade de saber o que é, mas a resposta única para algo que até então era desconhecido.

O único erro que você não pode cometer nesse tipo de conteúdo é não entregar o segredo. Tentar criar um título usando esse termo para chamar a atenção do seu público e não entregar o que é prometido pode gerar uma frustração muito grande no leitor.

Adaptando a frase do Tio Ben:

Grandes títulos trazem grandes responsabilidades.

Se você realmente quer ser uma autoridade na sua área de atuação e ganhar dinheiro com o seu conhecimento, você precisa ser real. Comece entregando conteúdo na medida da promessa dos seus títulos.

Vamos aos exemplos:

  • O segredo dos conteúdos de sucesso
  • O segredo para emagrecer com saúde e sem precisar fazer dietas malucas
  • O segredo nº 1 das pessoas de sucesso

 

9. Você não precisa ter isso para fazer isso

As pessoas têm crenças sobre algumas coisas que muitas vezes as impedem de realizar o que elas desejam muito. Tenho visto que esse tipo de crença tem sido objeção em inúmeras áreas. Deve ser sua missão desmitificar alguns conceitos para quebrar a objeção e fazer com que as pessoas sintam-se a vontade para adquirir o seu produto ou serviço sem ter medo de que aquilo não é para elas.

Certa vez vi um empresário que ensinava como arrematar imóveis em leilão, o que mais me chamou a atenção na abordagem dele foi o que ele dizia na hora de quebrar a objeção sobre que tipo de habilidade alguém precisava ter para arrematar um imóvel em leilão, ele dizia o seguinte:

– Você sabe ler? Então você pode arrematar imóveis em leilão.

Se uma pessoa sabe ler, ela tem completa capacidade de estudar todas as regras do edital, e aprender com o curso dele como arrematar os imóveis, então quando tudo parecia complicado, ele foi lá e simplificou.

Exemplos:

  • Você não precisa ser rico para fazer viagens internacionais
  • Você não precisa parar de comer tudo o que gosta para emagrecer
  • Você não precisa acordar cedo para ter um dia mais produtivo

 

10. Erros

Esse tipo de título desperta no leitor a atenção para coisas que ele não sabia que poderia estar fazendo errado.

Exemplos:

  • 8 erros que tem levado centenas de empresas a falência todos os anos: Você comete algum deles?
  • 9 alimentos que podem ser considerados veneno: Você consome algum deles?
  • Os 10 erros de inglês mais cometidos por brasileiros.

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